10 Dicas de Como Economizar Dinheiro Sendo Estudante!

 

Estudar exige muitos gastos com materiais de estudo, cursinhos preparatórios, passagens e hotéis em outras cidades, etc. 

Por isso, sempre que possível é bom economizar um dinheiro sendo estudante para otimizar essa preparação nos estudos. 

Este artigo apresenta algumas dicas importantes para ajudar estudantes a economizarem dinheiro na hora dos estudos.

 

como economizar dinheiro sendo estudante

 

Faça um bom planejamento de estudos

 

Primeiramente é necessário planejar. Estudar exige organização. Faça um cronograma com as matérias a serem estudados e a grade de horários.

Estudar 20 horas por dia é ilusão. Faça o cronograma com horário para as refeições e descansos. Esses momentos de descanso incluem tv, celular e até mesmo não fazer nada. Mas é necessário ter disciplina para seguir o cronograma fielmente.

Planeje a compra de cursos, apostilas e todos os materiais necessários. Sem organização, o tempo fica perdido e improdutivo.

Esses intervalos são importantes, pois eles ajudam a se manter concentrado. Em alguns momentos é normal cair a concentração ou ter vontade de parar. Por isso é importante pausar e depois retomar o foco.

Mas o que precisa estar claro é que para atingir objetivos é necessário dedicar-se e fazer alguns sacrifícios.

 

Economize com a compra de livros e apostilas 

 

Não é necessário comprar todos os livros de uma só vez. Com o planejamento em mãos verifique quais serão utilizados no momento, aí é só comprar conforme se aproximar no cronograma o momento de estudar aquela matéria. 

E não é necessário comprar dez livros por matéria, e sim apenas um. Por isso deve ser feita uma escolha correta. De nada adianta comprar um e depois encontrar outro autor maravilhoso e comprar mais um livro. 

O ideal é realizar uma pesquisa minuciosa sobre os melhores autores, títulos e os mais atuais na área e só depois dessa pesquisa comprar o livro ou apostila escolhido.

É importante lembrar que, em regra, livros jurídicos valem por cerca de dois anos, depois disso certamente estarão desatualizados.

Não é preciso trocar de livro todo ano, mas alguns temas sofrem maiores atualizações e ficam obsoletos mais rapidamente.

Não se deve comprar por impulso, geralmente se compra mal e há arrependimento posterior. 

Na hora de comprar os livros ou apostilas é importante procurar se não há oferta ou código promocional disponível no momento da aquisição. Esse tipo de desconto são comumente oferecidos por lojas virtuais. É possível economizar, por exemplo, com cupom de frete grátis que são liberados de tempos em tempos. Há também sites de promoções que costumam publicar esses descontos momentâneos disponibilizados por diversas lojas online.

 

Economize com material gratuito

 

Na internet há muito material gratuito com conteúdo de qualidade. Há muitos sites e canais no YouTube com o objetivo de compartilhar este conteúdo de forma gratuita.

Alguns cursos especializados em concurso ou curso superior também oferecem aulas gratuitas como uma espécie de degustação.

Qualquer material de qualidade fará a diferença nos estudos. Nenhum deve ser dispensado.

 

Aplicativo de exercícios 

 

Não é necessário gastar com aplicativos de questões. Não que eles não tenham qualidade, pelo contrário, são muito bons, mas não são estritamente necessários. Isso porque é possível baixar as provas antigas das bancas e resolver as questões, depois é só conferir com o próprio gabarito oficial. Além disso, é possível usar esse tipo de aplicativo de forma gratuita com apenas algumas restrições. Para isso o aluno deve se organizar pra poder usar esse tipo aplicativo da melhor forma

 

Tenha um bom network

 

Faça um Networking, ou seja, mantenha uma rede de contatos. Além de fazer novas amizades, é interessante trocar material, experiência e informações. Além disso, é possível dividir despesas de deslocamentos e hospedagem, caso faça provas em outras cidades ou estados. 

As redes sociais são os melhores lugares para encontrar outros estudantes. Há muitas páginas e grupos especializados no assunto.

 

Economizar dinheiro Isenção de inscrição

 

Muitas pessoas têm vergonha de pedir isenção do pagamento da inscrição. Mas isso é uma bobagem, se o candidato preenche os requisitos de forma legal, deve aproveitar, pois não há do que se envergonhar. Alguns cursos, inclusive, oferecem isenção àqueles que são doadores de sangue.

 

Selecione bem os cursos

 

Não é necessário fazer muitos cursinhos. Escolha apenas um. Por isso, ele deve ser feito com dedicação e disciplina. 

Na hora da escolha do curso é preciso analisar todo o conteúdo programático e escolher o que melhor couber dentro do orçamento. 

Não adianta fazer um curso só de vídeos, depois um só de exercícios ou só de apostila. O ideal é que o curso seja o mais completo possível.

A maioria dos cursos são lançados no início do ano e a um preço bem mais caro, isso porque eles acreditam que no início do ano há uma disposição maior dos estudantes em gastar e se preparar. Por isso, caso possa esperar, o estudante deve comprar o curso no meio do ano, pois nessa época os cursos costumam liberar cupons de desconto e ofertas. 

 

 

Legislação

 

Nos portais da Câmara Federal, Senado Federal, Assembleias estaduais e Câmaras municipais é possível encontrar toda a legislação vigente no país. 

Assim como nos sites de órgãos do governo é possível encontrar legislações específicas, resoluções, e portarias.

O Senado e Câmara também  possuem uma livraria digital onde são oferecidas algumas obras de forma gratuita ou então a valores simbólicos.

 

Uso do celular e do computador

 

O computador é importante mas não é indispensável. Hoje em dia a maioria dos sites estão preparados para seu conteúdo rodar em plataforma mobile, celular ou tablet.

Caso tenha algum computador antigo mas não tenha a licença para rodar o Windows e Office, saiba que é possível rodar com sistema operacional gratuito, o Linux, e que também tem seu pacote de programas. 

Com isso é possível ver vídeos e ler o material digital e ainda aprender na prática sobre o Linux, que muitas vezes está no conteúdo programático de informática.

 

Material em áudio

 

Ter a matéria em áudio é uma ótima dica, pois é possível ouvi-la em momentos que não necessite estar parado, como em deslocamentos e na prática de atividades físicas, por exemplo. Dessa maneira é possível otimizar o tempo, fazendo outras atividades, sem deixar de se dedicar aos estudos.

Independente do nível e do cargo escolhido, só é aprovado aquele que se prepara, se organiza e estuda de forma antecipada. Isso reflete também nos gastos financeiros.

Por isso, para ter sucesso no mundo dos estudos é preciso ter organização, foco e disciplina.

 

Register New Account
Reset Password