Como Diferenciar os Tipos de Vinho!

 

Muita gente gosta de vinho, porém existem tantos tipos de vinhos que às vezes ficamos perdidos. São tantas as opções que fica difícil de fazer a escolha certa, quem nunca chegou no supermercado e ficou na dúvida na hora de comprar uma garrafa de vinho? São tantos os tipos de vinhos, baratos, caros, tintos, secos, doce, suaves, densos. São mais de 200 mil rótulos de todos os lugares do mundo que podemos passar o dia inteiro para escolher qual é o melhor. Por isso que decidi fazer esse post, com dicas sobre os diferentes tipos de vinhos e combinações, para te ajudar na escolha do seu próximo vinho!

Vinho Tinto

O vinho tinto é um dos vinhos mais consumidos no país, esse vinho é produzido através da fermentação do suco de uvas pretas ou tintas, entres os principais tipos de uvas usadas para a produção deste vinho está a Cabernet Sauvignon, geralmente cultivada em várias regiões e famosa por produzir ótimos vinhos com baixo custo.

Em geral vinho tinto combina com massas ao molho vermelho e carnes vermelhas. Uma boa opção também é servir vinho tinto com queijos.

Vinho Branco

O vinho branco tanto pode ser produzido por uvas brancas como por uvas tintas sem casca, curioso não é mesmo? O sabor desse vinho traz uma mistura de doçura com a acidez do álcool, dando uma sensação de agridoce, isso acontece em todos os vinhos brancos, mesmo aqueles mais secos.

Os vinhos brancos em geral são mais frescos e devem ser consumidos gelados (não muito gelados para não perderem o aroma e sabor) a maior parte deles é usado também para fazer espumantes.

Vinho branco combina com frutos do mar, carnes brancas e molhos cremosos. Uma boa opção também é servir com comidas picantes.

Vinho Rosé
Os vinhos rosé são de aromas frutados e frescos e com tons que podem variar do alaranjado até a cor púrpura, o que depende do tipo de uva e da fermentação. Esse tipo de vinho pode ser produzido de duas formas, através de uma cuidadosa mistura de vinho tinto com vinho branco, ou por uma leve maceração das uvas pretas no mosto.

No Brasil o vinho rosé não é tão popular como em países europeus como a França, Espanha, Itália e Portugal, que são geralmente mais consumidos no verão.

Vinho Rosé combina com carnes magras, frango assado, verduras gratinadas, massas, entradas, tortilhas e omeletes.

Quais são os melhores vinhos?

A escolha do vinho ideal depende do gosto de cada um e da harmonização com o prato servido. Porém, a produção de melhores vinhos varia em relação ao processo de produção de cada país.

Vinhos Italianos

Não é novidade para ninguém que a Itália é o país de maior produção de vinhos do mundo! O País é especialista em cultivar uvas tintas como Sangiovese, Cabernet Sauvignon, Merlot e uvas brancas como Sauvignon Blanc, Chardonnay, Trebbiano, Malvasia entre outras.

Na Itália em cada região, você encontra um tipo de vinho diferente, cada um com suas características de acordo com a zona de produção e o tipo de cultivo. Um dos vinhos mais famosos é o chianti, um clássico conhecido no mundo inteiro, produzido na região de toscana, esse vinho apresenta cor vermelha rubi, perfume floral e é ligeiramente tânico.

Outra ótima opção dos vinhos italianos é o famoso prosecco, produzido na região de Treviso, esse é um vinho branco espumante com sabor frutado e leve, feito com uva glera.

Vinhos Franceses

A França é o segundo país de maior produção de vinhos do mundo, seguido da Itália. Os vinhos franceses são bem conhecidos pela tradição e qualidade, sendo as principais regiões de produção de vinhos – Champanhe, Loire, Rhônes, Alsácia, Bordeaux, Bourgogne Languedoc-Roussillon ou Provença.

Cada região francesa tem suas peculiaridades em relação a história, terroir, conceito e uso especifico de uvas, produzindo tipos de vinhos diferentes, cada qual com suas riquezas e encantos.

Bourgogne é uma região de vinhos elegantes e delicados, já Champagne é uma região de vinhos brancos, espumantes famosos pela sofiticação e elegancia, Em Rhone você vai encontrar vinhos tintos robustos e em Provence você vai se apaixonar por seus delicados vinhos rosés.

O País possui uma legislação rigorosa que torna os vinhos franceses sinônimos de capricho e rigor. Alguns dos mais famosos vinhos tintos franceses são Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Cabernet Franc, Malbec, Petit Verdot Shiraz, Carmenere e Malbec e os vinhos brancos são Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling, Muscadelle e Sémillon.

Gostaram do nosso post de hoje? Viram quantos tipos de vinhos? Pois é, agora ficou bem mais fácil na escolha do seu vinho preferido, não é mesmo?



 

Register New Account
Reset Password