Como Evitar Golpes Cibernéticos

Com o crescimento da rede de internet se tornando acessível em larga escala para população, era de se esperar que os crimes cibernéticos crescessem na mesma proporção. Todos os dias pessoas acabam caindo em golpes, seja através das redes sociais ou sites maliciosos, é necessária uma atenção para que a próxima vítima não seja você. Por isso vamos a algumas dicas e detalhes que podem te livrar de um estresse muito grande.

Golpes Cibernéticos mais frequentes

  • Phishing

Sem dúvidas esse é um dos campeões quando o assunto é golpes cibernéticos, a prática é feita para capitar dados pessoais, sejam informações como CPF, data de nascimento, senhas de e-mail ou até mesmo dado do cartão de crédito. Na maioria das vezes o usuário acaba caindo por falta de atenção, nenhum golpe é perfeito o suficiente para não deixar nenhum tipo de brecha. O método utilizado no golpe é o de roubo de identidade.

Situações que envolvem Phishing:

Na maioria das vezes o criminoso faz um texto formal se passando por uma determinada empresa, banco, agencia e etc. Toda parte visual é idêntica a empresa que ele está utilizando.

O criminoso tem acesso uma lista grande de e-mails que geralmente são compradas na internet, a partir daí ele envia esse texto para centenas de pessoas através de um hospedagem de sites alugado, quando não, para milhares. Se algum usuário acabar clicando no link que está no conteúdo do seu texto, é o suficiente para que o golpista tenha acesso a todos dados do seu celular, computador e até mesmo usuários e senhas.

Entretanto é fácil identificar um criminoso de Phishing, a URL é totalmente diferente da empresa que você é cliente, a parte de design mesmo que na maioria das vezes chegue perto de ser idêntica, sempre acaba passando um detalhe ou outro.

A dica é a seguinte: Vai acessar sua conta bancária, algum serviço contratado na internet que envolva cartão de crédito, fique atento a URL do site, verifique se possuí HTTPS, olhe bem para parte visual do site, se desconfiar que alguma coisa está errada, tente entrar em contato com a empresa. Mas não insira seus dados antes mesmo de ter certeza que é a empresa que deseja se comunicar.

  • Malwares

Esse é clássico, se você é do tempo em que tudo era mato na internet, já deve ter ouvido falar pelo menos do cavalo de troia. Apesar da ideia inicial ser a mesma, as práticas utilizadas hoje em dia por meio de Malwares são um pouco diferentes. No início muitos desses vírus eram criados por meio de experimentos por adolescentes que só queriam se divertir na internet, hoje a prática é feita por profissionais que podem acabar tendo acesso a definitivamente todos os seus dados.

Situação envolvendo Malware

A técnica se dá por meio de um programa malicioso que é instalado “acidentalmente” pelo usuário em seu computador, geralmente em sites com procedência duvidosa, muita das vezes o usuário nem percebe que está sendo atacado e seus dados estão sendo roubados. A dica para evitar este tipo de golpe também é simples, não saia baixando tudo que vê pela frente, ter um bom sistema de antivírus pode ajudar bastante na hora de identificar algum software malicioso. Se for fazer Download, verifique se o Cloud Gerenciado no qual está baixando o software é de fato da empresa original.

  • Golpes no WhatsApp

Os golpes aplicados no WhatsApp podem ocorrer tanto por meio de Phishing quanto de Malware, muito cuidado também com a prática de clonarem seu WhatsApp.

Situação envolvendo golpes no WhatsApp

O criminoso se passa pela empresa de comunicação, envia uma mensagem para o seu número solicitando que confirme um código que foi enviado, se você fizer isso, a partir desse momento o golpista terá acesso a sua rede contatos do WhatsApp, podendo enviar mensagens como se fosse você. Os motivos para fazerem isso são diversos, pedir dinheiro emprestado para seus amigos, te chantagear e ter acesso a informações e dados íntimos.

Como evitar: Nunca confirme códigos ou passe essa informação para ninguém, se não foi você que solicitou a alteração do seu WhatsApp para outro aparelho.

Ficando atento a esses detalhes como, URL, Links maliciosos e softwares baixados sem ser de sites oficiais. Tendo a certeza de entrar em contato sempre com a empresa que deseja se comunicar, dificilmente caíra em um golpe na internet.

Não é à toa que a maioria dos golpes são aplicados em idosos que não possuem familiaridade com tecnologia, é possível que daqui a algum tempo os métodos mudem, sejam mais aperfeiçoados, mas até isso acontecer, é necessário apenas que tenha mais atenção quando for utilizar serviços na internet.

Caso você tenha um pouco de noção de tecnologia, e identifique alguma prática ilegal sendo aplicada, realizar uma denúncia para a empresa que está hospedando aquele site, mesmo que seja uma revenda de hospedagem, pode ser efetivo. Quando uma denúncia é feita para uma empresa seria o site é retirado do ar até que tudo seja esclarecido.

Caso caia em algum golpe na internet, saiba que nossas leis estão sendo modificadas para punir este tipo de prática, não hesite em ir atrás justiça, no RJ por exemplo temos a delegacia de crimes virtuais. Caso não tenha uma delegacia especifica para este tipo de crime em sua cidade, busque apoio em uma delegacia de crimes comuns que você será orientado. Nunca em hipótese alguma faça acordos com criminosos ou aceite ser chantageado.

 

Register New Account
Reset Password