Quer vender pela internet mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, com esse artigo nós ajudaremos você a dar os primeiros passos. Confira e aproveite!
Comprar pela internet tem se tornado um hábito cada vez mais comum entre os consumidores. Conforto, praticidade, privacidade e a busca por preços menores, são alguns dos principais motivos que fazem uma pessoa escolher uma loja virtual na hora de adquirir determinado produto.
A expansão do e-commerce se tornou ainda mais rápida e expressiva com a crise de saúde que vivemos. E o grande crescimento desse setor de mercado fez com que a concorrência ficasse ainda mais acirrada, ou seja, quem quer entrar nesse meio precisa se diferenciar combinando uma série de iniciativas.
Por isso, se você pretende ingressar nesse mercado, é importante estar preparado e saber se diferenciar em meio a concorrência.
Para te ajudar, confira agora informações importantes sobre o cenário atual do e-commerce no Brasil e veja algumas ideias para ajudar você a iniciar o seu empreendimento online. Se você já tem como ideia começar um e-commerce, confira um guia e descubra como criar uma loja online.
Oportunidade e crescimento do comércio virtual
O cenário de crise sanitária e as necessárias medidas de distanciamento social foram complicados para boa parte dos comerciantes brasileiros. No entanto, esse contexto também se tornou um terreno de oportunidade para alguns casos, como o do e-commerce.
Muitas empresas que apenas cogitaram apostar no comércio eletrônico, aceleraram os seus processos de entrada com isolamento, pois o e-commerce se tornou uma das melhores saídas para algumas delas continuarem operando. E quem apenas sonhava com um comércio virtual, resolveu colocar o sonho em prática.
Alguns dados são bastante claros quanto a isso: em 2020, o setor de e-commerce registrou um crescimento de 56,8% em comparação aos primeiros meses de 2019. E em 2021 a expectativa é de que o comércio eletrônico continue em alta – um estudo da E-bit | Nielsen (plataforma de opinião de consumidores) prevê um crescimento de mais 26% esse ano.
Como vender os seus produtos pela internet?
Apesar do grande crescimento do e-commerce, vender pela internet não é tão fácil quanto parece e, como em qualquer outro empreendimento, é preciso planejar e trabalhar muito.
Mas, com um trabalho sério e bem estruturado, é possível ter muito sucesso nesse ambiente virtual.
Pensando nisso, preparamos um guia básico com algumas informações que você precisa saber para começar, confira agora:
Tenha um plano de negócios
Um plano de negócios é um documento usado para traçar os objetivos e estratégias de um empreendimento.
Ele deve responder dúvidas correspondentes às características do mercado e do setor que se pretende atuar no meio virtual, e às características da empresa. Por isso, deve conter análise da concorrência, estratégias de divulgação e marketing e definição de orçamento.
Basicamente, por escrito devem estar todos os processos e variáveis que envolvem abrir um e-commerce, funcionando como um roteiro a ser seguido, a fim de ajudar no foco que todo negócio online precisa ter para fazer sucesso.
Escolha um canal de vendas online
Ter um canal de venda é o meio que uma empresa/vendedor usa para levar seu produto ou serviço até seus consumidores, para que assim efetuem a compra.
É importante antes de escolher, identificar qual canal de vendas é mais relevante para o público alvo que se pretende atingir e os benefícios que ele oferece.
A opção mais recomendada na maioria dos casos é uma loja virtual própria – um site criado exclusivamente para a comercialização dos seus produtos e serviços e personalizado de acordo com sua marca/empresa.
Nesse formato, é necessário que o ambiente de compra ofereça total segurança aos consumidores, além de ser de fácil navegação.
Um outro exemplo bastante usado é o Marketplace, um canal que oferece grande alcance e que funciona como um shopping online, permitindo que várias marcas anunciem dentro dele.
Grandes plataformas de vendas desse tipo como a Amazon, Mercado Livre e Magazine Luiza reúnem ofertas de vendedores de todo o Brasil, mas você precisa pagar uma taxa sobre suas vendas.
Outros canais possíveis são programas de afiliados, como plataformas Hotmart; E-mail Marketing; Redes Sociais; Google Shopping, entre outros.
Leia também: Dicas para e-commerce na Black Friday
Tenha um estoque e faça um plano logístico
Se o e- commerce é focado na venda de produtos, é imprescindível avaliar a demanda dos itens do seu portfólio, a fim de manter um estoque adequado para cada mercadoria.
Ter esse controle é importante para que não haja falta, causando atrasos e outras dores de cabeça, e também para que não haja excesso desnecessário ocupando espaço de estoque.
O desempenho logístico de um e-commerce conta muitos pontos a favor. Fatores como prazo de entrega e frete, estão diretamente ligados com a satisfação do cliente.
Por isso, é importante ter bem definido o alcance e o tempo de entrega. Invista em parcerias com empresas diferentes de transportes, por exemplo.
Utilize as ferramentas do Marketing Digital
Uma técnica bastante usada é o remarketing, usado para captar aquele usuário que não finalizou a compra de um determinado item.
O produto é mostrado novamente em outras páginas através de anúncios, e isso aumenta a chance dele entrar novamente no site da loja e finalizar a compra.
O Marketing de Conteúdo é uma das formas de marketing mais usadas hoje em dia pelas empresas na internet, principalmente por ser uma estratégia de baixo investimento que garante retorno duradouro.
Ao fornecer conhecimento e solucionar as dúvidas de um usuário sem exatamente tentar vender algo a ele, você o fideliza e aumenta as chances dele escolher seu produto ou serviço num futuro momento de compra.
Esses foram apenas dois exemplos, mas existe uma grande diversidade de estratégias de Marketing Digital e cada uma com vantagens específicas. Você só precisa analisar qual é mais viável para o seu negócio.
Capriche na apresentação dos produtos
Boas fotos são decisivas para a decisão de compra do cliente. Pois ao entrar em um site de vendas, o usuário primeiramente observa a imagem do produto e os detalhes que ela permite analisar.
Se uma foto é de baixa qualidade, fica impossível a análise desses detalhes, reduzindo drasticamente a confiança do usuário em finalizar a compra, mesmo que existam outros atrativos como preço baixo, frete grátis, etc.
Além de fotos com boa qualidade, recursos com zoom, lupa, e até mesmo imagem em 360° graus, colaboram ainda mais para uma experiência satisfatória de navegação e reconhecimento do produto.
É importante ressaltar que não se deve usar fotos que foram pegas em bancos de imagens ou de outros sites com os mesmos produtos, isso configura propaganda enganosa e só tende a causar problemas para o seu negócio.
Usar fotos do fabricante, apesar de não ser errado, também não é aconselhável, pois são imagens usadas por vários canais de vendas que não o seu, tornando a sua apresentação do produto sem nenhum diferencial atrativo.
Ofereça um atendimento ao cliente de qualidade
Por fim, mas não menos importante entre as dicas, o atendimento ao cliente é um dos fatores de maior impacto para destacar a sua marca da concorrência.
Por isso, diversificar os canais de suporte é de extrema importância, pois já se foi o tempo em que uma empresa possuía apenas um contato de telefone à disposição dos clientes.
Chat online na sua página, SMS, e-mail, a maior quantidade de redes sociais possíveis, whatsapp e mais o telefone, garantem um contato mais ágil e de acordo com as preferências do cliente.
Além disso, otimizar o tempo de resposta também é importante, pois para o consumidor, o que interessa é que seu problema seja resolvido o mais rápido possível. Elaborar um histórico com problemas semelhantes e soluções, é uma ideia que pode ajudar.
O que achou das nossas dicas? Já tem um empreendimento online? Deixe o seu comentário abaixo e participe desse post!
Conteúdo Apresentado Acima: