Melhores Marcas de Bicicleta: Confira a Lista!

 

Escolher a bicicleta ideal não é algo tão fácil, ainda mais com a quantidade de marcas e modelos disponíveis no mercado. 

Um ponto importante é estar atento aos fabricantes que investem em modelos para esporte de alto rendimento, isso porque é nesse ponto que as empresas fazem um esforço maior para entregarem os melhores modelos e investir nas melhores tecnologias. É nesses laboratórios que há investimento para construir produtos leves, mas resistentes, com conforto e velocidade. 

Este artigo apresenta uma seleção com as principais marcas e modelos. Aprontando os critérios importantes na hora de escolher a bicicleta ideal.   

 

Lista de Grandes marcas e modelos de bicicletas

 

Há excelentes marcas de bikes no mercado e cada uma delas possui modelos igualmente excelentes. 

 

Marca Caloi 

 

Caloi

 

 

 A Caloi é uma marca muito tradicional e conhecida no país. Tem uma história muito importante no mercado de bicicletas, sendo uma excelente opção para aqueles ciclistas iniciantes. 

O portfólio da Caloi é bem vasto, com modelos ideais para realizar desde um passeio em família até uma grande trilha. A Caloi consegue reunir preço acessível com ótima qualidade. 

Porém, a entrada de marcas fez a Caloi perder mais fatia do seu mercado. Inclusive alguns consumidores têm reclamado da montagem das bicicletas que tem encontrado algumas peças frouxas. Por isso, analise antes de fechar a compra, para que após a compra, seja necessário acionar o serviço de garantia. 

 

 Bicicleta Caloi Andes 

 

Uma bicicleta excelente para a prática de mountain bike. Possui 21 marchas que otimizam o desempenho do ciclista.  

Traz uma roda livre com a possibilidade de 03 velocidades  no câmbio traseiro e  07 velocidades no câmbio dianteiro. O seu guidão é feito de aço e possui uma curvatura que permite um excelente manuseio em momentos que exigem uma maior precisão.  

O Quadro de aço em aro 26, ao invés de 29, o que pra muitos é um defeito. Possui suporte para freios v-brake.

É um modelo com design moderno e resistente. Porém, como ponto fraco possui pedais plásticos que quebram mais facilmente . Além disso, é mais pesada que outros modelos. 

 

Marca Cerveló 

 

 

Cerveló

 

 

Fabricante canadense cujo seu principal objetivo, segundo eles, é projetar e fabricar as bicicletas mais rápidas do mundo. 

Um dos pontos fortes da Cerveló são seus quadros, mais estreitos e compactos, com um formato tipo gota e moldado aerodinamicamente. 

Uma das grandes desvantagens das bicicletas Cerveló é o preço. Atualmente, os preços podem chegar a R$71 mil reais. Mas isso ocorre porque as bicicletas Cerveló são para esporte de alta performance e feitas para rodar nas estradas. Portanto, se esse não é o objetivo, definitivamente a cerveló não é a marca ideal. 

 

Cervélo S3 Disc 

 

A Cervélo S3 Disc oferece um desempenho muito versátil devido a sua geometria, isso faz com que ela se adapte ao número maior de ciclistas. Apesar de ser uma bicicleta competitiva, sua mecânica é simples e objetiva. 

Pesa cerca de 1kg, o que a torna razoavelmente leve e seu Coeficiente Aerodinâmico compete com as das bicicletas mais caras do mercado. 

Em relação a qualidade de condução, não deixa a desejar se comparada a alguns modelos de bicicletas não aerodinâmicas e líderes da classe. Possibilidade de acomodar, com segurança, pneus um pouco mais largos. Isso possibilita seu uso em estradas de terra mais firmes. Nesse modelo, a Cervélo trouxe uma novidade, o guidão de carbono. 

A Cervélo S3 é considerada um dos melhores modelos de bicicletas de estrada de alto desempenho e aerodinâmica. 

 

Marca Cannondale 

 

 

Cannondale

 

As bicicletas Cannondale são recomendadas para aqueles que desejam muito conforto e muita qualidade. A Cannondale fabrica ótimas máquinas em qualquer uma de suas categorias, ou seja, oferece ótimas máquinas para competidores ou amadores. 

Apesar de ter iniciado com venda de acessórios e roupas, em 1983 fabricou a sua primeira bicicleta e a partir daí se encontra na lista das melhores marcas. 

Além das bicicletas, a empresa cria as próprias rodas e pedaleiras. 

Os preços dos modelos variam de 3 a 60 salários mínimos, a depender do desempenho e da proposta de cada uma. Os modelos para os ciclistas amadores variam de 3 a 10 salários mínimos. 

 

Bicicleta Cannondale Trail 6 2021 

 

Bicicleta feita para Mountain Bike, principalmente para aqueles ciclistas iniciantes, que pretendem utilizá-la desde a sua primeira corrida até os próximos desafios. 

É ágil, rígida e leve. Seus quadros são de alumínio, com maior performance e dirigibilidade.  

O pedal também garante uma performance excelente, seja na primeira pedalada off-road ou seja em uma grande aventura. 

Os ChainStays são mais curtos e permitem maior agilidade e tração, aumentando assim a estabilidade. 

 

 

Marca Focus 

 

 

Focus

 

 

A Focus fabrica bicicletas de estrada e montanha, com qualidade excepcional, e assim se mantém na lista das melhores marcas. Sua linha de estrada é marcada por várias geometrias diferentes. 

No mercado é conhecida por sempre trazer inovação, mas sem perder a confiabilidade de seus produtos. Seu preço é bem acessível em relação a concorrentes.

 

Focus Whistler 4.0 

 

A Focus Whistler 4.0 foi criada para que o ciclista, iniciante em mountain bike, tenha uma ótima experiência. As trocas de marchas são suaves, mas precisas.  

Sua finalidade vai desde trilhas com uma intensidade mediana até as pedaladas do dia a dia. 

Possui um sistema de transmissão com 21 velocidades, Shimano Tourney, suspensão dianteira com 80 milímetros de curso (Yamada), quadro de alumínio e freios a disco mecânico, isso tudo oferece um pacote incrível para primeiros pedais. 

 

Sense 

Sense

 

 

A Sense iniciou no mercado brasileiro em 2009. Nessa época, muitas empresas surgiram neste setor.  

Hoje, ela é uma marca líder em qualidade e inovação. Inclusive competiu igualmente com muitas marcas estrangeiras e ainda foi responsável por trazer, para o Brasil, a primeira Gravel Bike. O Gravel é uma modalidade caracterizada por ser o meio termo entre o ciclismo de estrada e o mountain bike. 

 

Sense One 2020 

 

A Sense One 2020 é considerada uma bicicleta de entrada da marca. Ideal para mountain bike e possui um preço atrativo. 

Seu quadro é fabricado todo em alumínio com combinações de algumas cores. 

A suspensão tem excelente durabilidade se comparada a outras na mesma faixa de preço. Os pneus também são outra ponte forte deste modelo, sendo um diferencial em estradas molhadas e enlameadas. 

Seus freios a disco são hidráulicos, melhores que os freios mecânicos. Certamente esse modelo será perfeito até que o ciclista evolua para um nível mais avançado.

  

Marca Specialized 

 

 

Specialized

 

 

A Specialized é uma empresa marcada pela inovação. No mercado desde 1981, ela está sempre em busca de inovações tecnológicas. Além de excelentes bicicletas para montanha e estradas, a marca tem opções muito confortáveis para mulheres. A marca é uma opção ótima quando se fala em custo x benefício. 

A empresa possui um laboratório que realiza constantes estudos para que cada vez mais as bicicletas se adaptem ao corpo humano e tornem a experiência cada vez mais confortável, porém sem perder o desempenho. 

A tecnologia utilizada para verificar a aerodinâmica é a mesma utilizada na Fórmula 1. 

 

Specialized chisel comp 

 

Para competir com os quadros de carbono, a empresa usa alumínio. Modelo ideal para mountain bike por oferecer muitas possibilidades e um peso bem leve. 

Apesar de ser um modelo de entrada, seu preço é um pouco mais alto que outras ótimas concorrentes. 

A geometria deste modelo segue os moldes do modelo mais caro da marca, a Epic Hardtail. Por isso, a Specialized Chisel comp, entrega respostas muito mais rápidas em questão de pilotagem e com uma posição mais relaxada. 

Ótima suspensão, Rock Shox Judy Gold, com eixo Boost e trava mecânica. 

A princípio pode parecer um equipamento mais fraco para o mundo competitivo, porém o que a marca deseja é oferecer um quadro muito mais versátil. Parece que a marca consegue, com seu incrível 1.4 Kg, brigar de igual para igual com modelos em fibra de carbono. 

Todo esse arsenal pode parecer pouco para entrar no mundo competitivo, mas, a aposta da marca é oferecer um quadro altamente versátil. Bem páreo para os melhores projetos em fibra de carbono. Afinal, o quadro da Chisel pesa incríveis 1.4kg. 

 

Marca Trek 

 

Trek

 

 A Trek está entre as 5 maiores marcas de bicicleta do mundo, principalmente na linha para mountain bike. E em outras linhas também possui grande destaque. Por isso, está no ranking das mais tops. 

A marca consegue combinar desempenho e valor em seus modelos.  

A Trek possui uma linha com modelos específicos para o público feminino. 

Um diferencial da Trek é o incrível programa de fidelidade que traz algumas das maiores garantias dentro do setor. Assim que o ciclista comprar sua bicicleta Trek, ela é registrada. A empresa então fornece uma garantia vitalícia contra defeitos de mão de obra e de materiais. Desde que o comprador tenha comprado um modelo original. 

 

Marlin 7 

 

Para aqueles que estão iniciando na corrida de mountain bike, a Marlin  é uma excelente opção. Possui um garfo leve e suave RockShox. Em relação ao modelo anterior, seus componentes foram atualizados. Isso faz dele um dos melhores modelos para os ciclistas iniciantes e os componentes atualizados fazem deste modelo a melhor opção para ciclistas iniciantes que desejam uma bike para terrenos mais inóspitos. Ela não fará feio em relação a modelos considerados de primeira linha. 

Portanto, a Marlin 7 é interessante para aqueles ciclistas que aspiram seguir trilhas mais pesadas e estreitas. Por isso, desejam ter uma bicicleta que o acompanhe com peças atualizáveis e que farão toda a diferença na performance. 

 

Como escolher a marca de bike ideal? 

 

Existem alguns aspectos que devem ser analisados antes de escolher uma marca de bicicleta. Além de aspectos estéticos, é preciso analisar aspectos funcionais.  

Por exemplo, se o tamanho do quadro não for adequado, o ciclista pode pedalar curvado demais ou então não tocar o chão na hora de parar. Por isso, existe uma tabela que relaciona a altura e o tamanho do quadro. 

Para bicicletas estilo mountain bike, utiliza-se as seguintes medidas: 

 Altura 1,65m a 1,71m – quadro de 15” ou 16”; 

Altura 1,72m a 1,76m– quadro de 17” ou 18”; 

Altura 1,77m  a 1,82m– quadro de 19”; 

Acima de 1,83m de altura– quadro de 21”. 

Já para bicicletas speed, seguem-se outras medidas: 

Altura 1,50m a 1,60m – quadro de 46 a 50 cm; 

Altura 1,60m a 1,70m– quadro de 50 a 53cm; 

Altura 1,70m  a 1,80m– quadro de 53 a 56 cm; 

Altura 1,80m a 1,90m – quadro de 56 a 59 cm;; 

Altura 1,90m a 2 m – quadro de 59 a 63 cm; 

Acima de 2m de altura– quadro acima de 63 cm. 

 

Outros aspectos também devem ser analisados, como selim, manetes, mesa, guidão e outros. Por isso, uma ferramenta muito poderosa é o bike fit. O bike fit é um processo de ajuste e regulagem da bicicleta ao ciclista. Isso garante uma maior eficiência da pedalada, melhora o conforto e previne possíveis lesões. O bike fit também é eficiente para auxiliar na escolha da bicicleta, visto que determinará as medidas ideais para cada ciclista e sua bicicleta. 

 

Antes de comprar uma bicicleta é importante avaliar todos os aspectos. Primeiramente, entender as medidas ideais para cada tipo de ciclista. Outro aspecto importante é compreender que a bicicleta ideal vai depender do objetivo do ciclista, se deseja praticar um esporte de alto rendimento, se apenas para passeio de final de semana ou para prática de esporte rotineira. 

Mediante todas essas escolhas, basta acrescentar as escolhas pessoais, inclusive as características estéticas. 

Seguindo essas dicas e realizando uma pesquisa detalhada ficará muito mais fácil escolher uma melhor marca modelo de bicicleta eficiente e ideal.

 

Register New Account
Reset Password