Melhores Marcas de Colchões: Confira a Lista!

 

Ter uma noite de sono tranquila é imprescindível a qualquer pessoa, pois é durante o sono que o corpo restaura as suas funções.  Por isso,  o início de um  sono tranquilo começa na escolha do colchão. E uma escolha mal feita pode comprometer toda a tranquilidade do sono.

O colchão errado provoca insônia e dores no corpo, além de impedir o relaxamento corporal. E tudo isso afeta o desempenho durante o dia e pode causar estresse e outros distúrbios.

Há muitas marcas e modelos de colchões no mercado, por isso a escolha do colchão ideal não é uma tarefa fácil. 

Não existe uma resposta correta para qual seria o colchão ideal, pois o que é ideal para uma pessoa, pode ser péssimo para outra. Assim como dizer que a melhor marca é algo bem relativo. 

Há opções de colchões mais baixos, mais largos, mais duros, mais caros ou ainda os que apresentam um desempenho melhor, mas isso não possibilita apontar apenas uma única marca ou modelo. Pois, apesar de alguns conceitos básicos na hora de acolher o colchão ideal, ela também varia conforme a necessidade de cada pessoa.

Por isso, não há uma única opção, mas sim um conjunto de opções baseadas na avaliação geral dos produtos e na opinião daqueles que utilizam, ou seja, os clientes.

 

O que deve ser observado na hora de escolher uma marca de colchão ?

 

Uma das coisas a serem observadas é o tipo de cada colchão. Existem alguns tipos no mercado e cada um deles possui características próprias.

 

Colchões de espuma

 

Os colchões de espuma possuem um isolamento térmico muito bom, principalmente no inverno, porém o mesmo não acontece no verão.

 Eles são facilmente adaptáveis a estrados de madeira ou ripa, assim como aos de mola.

A espuma pode ser viscoelástica, Hiper AMX ou de gel. Não deve haver a mistura dos diferentes tipos de espuma.

O ar injetado e a densidade da espuma irão condicionar a firmeza e elasticidade de cada colchão. Por isso, na hora de escolher esse tipo de colchão é preciso levar em consideração a densidade da espuma.

Algumas marcas oferecem uma capa para que a temperatura corporal seja estabelecida mais facilmente e assim garantir que o colchão dure por mais tempo.

 

Colchão de molas

 

Sua ventilação é melhor que os modelos de látex ou espuma. Por isso, é ideal para regiões mais quentes. 

A desvantagem deste modelo seria o risco das molas perderem a elasticidade ou então se romperem e assim se deformarem.

Com o tempo de uso e o desgaste natural, o colchão vai perdendo a altura.

Este tipo de colchão é ideal para pessoas mais pesadas, pois apresenta uma resistência maior na sustentação.

Da mesma forma que nos colchões de espuma, a densidade deve ser avaliada.

Os colchões de molas podem.ser de três tipos:

  • Molas bonnel- as molas estão interligadas por toda estrutura do colchão. Por isso, é ideal para solteiros.
  • Molas ensacadas – a mola é ensacada de forma individual, o que garante uma maior independência. Ideal para casais, pois os movimentos de um lado não são percebidos pelo outro;
  • Molejo LFK – são molas ensacadas mais resistentes e mais adaptáveis ao corpo. Ideal para pessoas com o peso de 120kg ou até 150 kg a depender do modelo.  

 

Colchões de Látex

 

São colchões compostos por núcleos formados por borracha, seja sintética ou natural. Por isso, são os modelos mais caros.

A fim de assegurar a ventilação e a firmeza, o látex é perfurado. Porém, sua ventilação é considerada razoável.

Apesar de se adequar a estrados de molas ou madeiras, o seu transporte é bem dificultoso no verão.

Esse tipo de colchão se adapta ao corpo com certa facilidade.

 

Colchões de água

 

O colchão de água é composto por um saco de PVC ou borracha com água. Por isso é extremamente difícil de carregar.

Possui adaptação fácil ao corpo, mas por produzir ruídos durante os movimentos , podem atrapalhar o sono de algumas pessoas.

 

Colchões de espuma visco elástica

 

É formado por espuma viscoelástica ou gel. Isso permite que a pressão seja distribuída de forma mais uniforme. Ideal para acamados, pois evita lesões.

Seus preços são bem altos, mas o benefício aos acamados, por exemplo, é imprescindível.

Após a escolha do tipo de colchão, é  necessário estar atento a sua densidade do colchão. Para isso, existe uma regra baseada na relação entre peso saltita do indivíduo. Todas as lojas possuem uma tabela com essas informações.

Além de observar a densidade de cada colchão, é importante verificar as medidas padrões existentes no mercado.

Os modelos e as medidas padrão são:

  • Colchão de solteiro: 1,88 m x 0,78 m;
  • Colchão de casal: 1,88 m x 1,28 até 1,38 m;
  • Colchão Queen: 1,98 m x 1,58 m;
  • Colchão King Size: 2,03 m x 1,93 m.

Em média, um colchão dura cerca de oito anos. A fim de melhorar essa durabilidade o ideal é realizar a troca de lado a cada três meses. Isso evita a deformação desigual e a formação  de buracos.

 

Melhores Marcas de Colchões

 

Marca BF Colchões

BF Colchões

 

A BF Colchões é uma empresa nacional, criada no Paraná. A empresa tem se destacado bastante nas vendas virtuais, visto que suas lojas físicas se encontram apenas na cidade de Maringá. Mas é possível adquirir os produtos nas lojas virtuais de grandes redes.

Os produtos possuem selos de qualidade Abicol, INER, ISO 9001 e INMETRO.

A marca busca pelo desenvolvimento de produtos utilizando alta tecnologia na fabricação de colchões de molas e espumas. Muitos modelos são fabricados utilizando fibras de bambu, além de serem embalados à vácuo.

Os colchões BF são uma excelente opção para os clientes que buscam por um preço mais acessível, porém sem deixar de lado a durabilidade, conforto e qualidade.

 

Marca Emma Colchões

 

Emma Colchões

 

Empresa nascida na Alemanha. Seus produtos possuem certificação OEKO-TEX e recebeu selo de Melhor Teste da DECO PROTESTE, em todos os anos de 2017 a 2020.

A empresa oferece 10 anos de garantia, a maior oferecida no mercado. Os produtos se adaptam bem a uma variedade de pesos dos usuários, porém acima de 100 kg pode apresentar instabilidade. Também não são indicados para aqueles que possuem graves lesões nas costas ou idosos com mobilidade reduzida.

Outra vantagem dos produtos é que eles não necessitam de manobras,  nem que sejam virados constantemente. Os colchões Emma possuem uma única direção. Eles são compostos por 3 camadas de espuma e cada uma com uma densidade. Sua firmeza é considerada de média a alta.

Os colchões Emma apresentam um bom custo-benefício.

 

Marca Colchões

Orthocrin Colchões

 

Marca brasileira, criada no estado de Minas Gerais. Figura entre a lista de melhores marcas, pois seus produtos apresentam um alto grau de qualidade.

A empresa é reconhecida no mercado por oferecer colchões de molas e espumas que estão sempre na lista dos melhores. Além disso, a marca oferece opções de cama box.

Segundo a própria empresa, o seu diferencial de qualidade está relacionado ao fato de a empresa ter uma estrutura familiar e assim buscarem cada vez mais uma maior qualidade dos seus produtos.

Os modelos da Orthocrin atendem a diferentes níveis de bolso e a diferentes níveis de qualidade, por isso só a faixa de preços é ampla.

Analisando o site de reclamações é possível observar que há poucos relatos de consumidores descrevendo algum tipo de problema com o produto ou com a empresa.

A marca possui três certificações: Selo 360º, Selo INER Pró Espuma e Selo Abicol, além do registro e certificação Inmetro.

 

Marca Castor Colchões

Castor Colchões

 

A Castor é uma marca brasileira fundada em São Paulo, na década de 60. É considerada a segunda maior marca do mercado de colchões. 

Um dos seus grandes destaques é a alta qualidade dos seus produtos. Mas apesar da qualidade ser um grande destaque, alguns aspectos variam conforme a variação dos preços. A marca possui uma faixa de preço bem ampla. Por isso, na hora de comprar um colchão é necessário estar atento, mas existem ótimas opções que conseguem se inserir dentro de um excelente custo-benefício.

Alguns modelos de colchões possuem a característica Vitagel, uma tecnologia que oferece um frescor que propicia a dissipação do calor  

 

Marca Ecoflex Colchões

Ecoflex Colchões

 

A Ecoflex é uma fabricante de colchões e de espumas, fundada no final dos anos 80 em Santa Catarina. 

A marca é reconhecida pelo seu alto padrão de qualidade, tanto no mercado de colchões, quanto no mercado de espumas, sendo responsável por abastecer diversos segmentos.

A Ecoflex emprega alta tecnologia em seus processos, assim como exerce um controle rigoroso em todas as etapas, garantindo um produto final com excelente qualidade.

A marca criou e patenteou a espuma Eco Fresh. Essa espuma possui características exclusivas que elevam o nível de durabilidade e de conforto, oferecendo frescor e maciez.

 

Marca Orthoflex Colchões

Orthoflex Colchões

 

A Orthoflex é mais uma fabricante de colchões brasileira, criada no fim da década de 80 em Minas Gerais. 

A sua popularidade advém de uma variedade grande de produtos e com uma faixa de preços muito ampla, atingindo a várias classes de consumidores. Por isso, também é preciso estar atento na hora de escolher o modelo ideal.

Possui excelentes opções de colchões de molas e espuma.

Apesar de ser uma marca conhecida no mercado, há apenas três reclamações em um conhecido site de reclamações.

 

Marca Gazin Colchões

Gazin Colchões

 

A Gazin iniciou os seus trabalhos, em 1998, no Paraná. Desde então, a empresa vem crescendo e garantindo uma fatia cada vez maior do mercado de colchões. A marca é considerada uma grande referência em tecnologia.

No site de reclamações, a marca busca responder a todos os clientes e assim resolver todas as questões. Por isso, sua média é considerada boa. Inclusive, a Gazin foi indicada ao Prêmio Reclame Aqui 2020.

A empresa possui a tecnologia da fibra siliconada, um material sustentável, que nada mais é que uma fibra retirada das garrafas pet e que funciona como uma espuma. Ela serve para dar acabamento aos produtos e ainda ajuda a manter o equilíbrio ecológico ao retirar milhares de garrafas pet do meio ambiente.

 

Marca Herval Colchões

Herval Colchões

 

Aos consumidores que procuram por colchões premium, a empresa brasileira Herval é considerada uma das melhores opções. Alguns de seus modelos podem chegar a custar R$10.000,00. Mas é claro que a marca também possui modelos bem mais em conta, porém não são tão bem avaliados e não possuem essa alta qualidade.

Os produtos com maior destaque são os colchões da linha de espuma com alta densidade e da linha de esmolas, oferecendo inclusive colchão de molas com massageador.

Provavelmente pela empresa lidar com um portfólio muito grande e criar algumas expectativas, sua nota no site de reclamações não é tão boa.

 

Marca Anjos Colchões

Anjos Colchões

 

A Anjos é uma das fabricantes de colchões que mantém em seu portfólio o maior número de colchões considerados premium. Mas é claro que há produtos também mais acessíveis.

Os produtos mais caros da marca são as opções com mola.

Um ponto diferencial da marca é o modelo de colchão magnético que possui um custo bem menor que os das tradicionais marcas. 

No site de reclamação, também não há um grande número de avaliações dos consumidores, deixando a marca com uma nota considerada boa.

 

Marca Ortobom Colchões

Ortobom Colchões

 

A Ortobom é uma empresa brasileira que iniciou suas atividades na década de 70. Atualmente, é a fabricante de colchão mais popular e a principal referência no mercado.

O seu portfólio de produtos é bem grande, com inúmeros modelos e com qualidade diferenciada. É possível dizer que a marca conta com bons modelos, mas também conta com modelos considerados ruins. Por isso, deve ser feita uma pesquisa antes de realizar a compra.

Em relação ao site de reclamações, a marca tem um número bem alto de reclamações e a sua nota final não é tão alta assim.

Apesar disso, a marca costuma oferecer ótimas opções dentro de um excelente custo benefício.

Uma desvantagem da marca seria o número pequeno de colchões de padrão mais elevado.

 

Marca Probel Colchões

Probel Colchões

 

A  Probel é mais uma marca brasileira, porém não tão conhecida. Seu principal diferencial é o uso de exclusivas e avançadas técnicas na fabricação, bem como matérias-primas de alta qualidade.

É considerada uma marca menos popular, devido ao portfólio possuir produtos mais luxuosos e sofisticados, sendo preocupado com o bem-estar do cliente.

Apesar disso, seu preço é considerado relativamente justo.

No site de reclamações, a nota da marca é uma das melhores.

Escolher um colchão não é uma tarefa tão fácil. É preciso que o consumidor entenda as suas necessidades e realize uma pesquisa dentro daquilo que ele deseja. Assim como, o consumidor necessita estar consciente do seu valor máximo de compra. 

Dentro desses aspectos, ficará mais fácil realizar uma pesquisa e chegar à escolha do colchão ideal.

 

Register New Account
Reset Password