Melhores Marcas de Fogão

 

Todos que gostam de cozinhar, deseja ter a cozinha dos sonhos. Até mesmo aqueles que não gostam tanto assim, desejam ter eletrodomésticos que facilitem a vida. E o item mais importante desta cozinha, sem dúvidas, é o fogão. 

Porém, encontrar um bom modelo pode ser uma tarefa difícil, pois há muitos modelos no mercado. Sem contar em tantas marcas à disposição nas lojas. 

Por isso, além de informações das melhores marcas do mercado, este artigo ajudará a entender quais os principais pontos a serem analisados na hora de escolher a marca de fogão ideal. 

 

O que analisar na hora de escolher a marca de um fogão? 

 

Para escolher a marca do fogão ideal, a primeira coisa a ser avaliada é a necessidade de cada cliente. Isso é importante para que depois da compra não ocorra nenhum sentimento de frustração.  

O cliente deve avaliar alguns aspectos como, por exemplo, se vive sozinho, se a cozinha é pequena ou ainda se cozinha poucas vezes. Um consumidor nessas condições, o ideal é que compre um modelo mais simples com 4 bocas. 

Um consumidor com uma família maior, uma cozinha grande, com designer mais arrojado e que realiza muitos jantares e festas, nesse caso, um fogão potente e moderno seria o ideal. 

 

Quais os tipos de fogão ?

 

Em relação a instalação, os fogões podem ser: Fogão de piso, fogão de embutir e cooktop. 

 

  • Fogão de Piso: é o modelo mais tradicional e utilizado pelos consumidores. Não precisa de nenhuma estrutura como base e pode ser colocado e transportado de um local para outro. 

 

  • Fogão de embutir: para ser instalado necessita de uma estrutura como base. Por ser instalado fixamente, não pode ser mudado de um lugar a outro facilmente. Esses modelos costumam ser comuns em cozinhas planejadas. 

 

  • Cooktop: Esse modelo apresenta apenas a mesa do fogão, ou seja, só possui as bocas, sem o forno. O seu funcionamento apresenta várias opções: a gás, elétrico (aquecido por eletricidade) e por indução (aquecimento por meio de campo eletromagnético).  O funcionamento elétrico e por indução exigem panelas de material específico. 

 

O fogão de piso possui as bocas e o forno acoplado a ele. Já o fogão Cooktop não possui forno. O fogão de piso não necessita de mudanças em ambientes, obras, adaptações e nem tão pouco instalação. Já o Cooktop necessita de instalação. A sua limpeza é bem mais fácil que a de um fogão de piso ou acoplado. Por ser tão fino e ter um design elegante, o Cooktop combina com as cozinhas planejadas.  

Atualmente, as melhores marcas já trazem em seus modelos funcionalidades importantes, como por exemplo, o acendimento automático do forno e das bocas, trazendo mais facilidade na rotina. Porém, pode ocorrer que os modelos mais simples e com valores mais abaixo de mercado não tenham essa função. Assim como a funcionalidade de luz de forno. Por isso, quando for comprar o seu fogão, pergunte ao vendedor ou pesquise pelo modelo na internet. 

Em relação à estética dos modelos e ao design, há fogões do tipo inox, que deixam a cozinha com um ar muito mais moderno, além de serem bem mais resistentes à água. Se forem utilizados outros eletrodomésticos inox, como micro-ondas, geladeiras e coifas, a cozinha ganha um ar ainda mais refinado. Porém, esses eletrodomésticos merecem um cuidado e atenção redobrada na hora de realizar a manutenção e limpeza, pois mancham mais facilmente. 

A capacidade do forno e a quantidade de bocas dependerá somente do uso do fogão. As melhores marcas costumam apresentar modelos com 2 a 6 bocas e as chamas podem ser duplas, triplas, ou quadri chamas, essas últimas promovem um aquecimento mais uniforme das panelas. 

Como já foi dito, os fogões de quatro bocas combinam com solteiros ou casados que não tenham filhos.  Já uma família um pouco maior, o ideal é o fogão de 5 bocas. Já o fogão de 6 bocas é perfeito para famílias maiores. Porém, independentemente do número de moradores, se regularmente receberem convidados para eventos, esse modelo também é ideal. 

É preciso lembrar que o número de bocas também influencia no tamanho do fogão. Por isso, o cliente deve saber  o espaço que tem disponível em sua cozinha na hora de escolher o seu futuro fogão. 

A capacidade do forno pode variar entre 22 L e 96 L, inclusive, existem modelos em que o forno é duplo, nesse caso a capacidade será ainda maior.

A outra questão é a função autolimpante do forno, onde os fabricantes disponibilizam um revestimento que acumula uma menor quantidade de gordura e facilita a manutenção. Mas nem todos os modelos possuem essa função. 

Resumindo, quando for comprar um fogão considere os seguintes aspectos: 

 

  • Se a cozinha é convencional ou planejada; 
  • Quantos moradora há na casa; 
  • Se o imóvel é alugado ou próprio; 
  • Se há mudança de imóvel constantemente; 
  • Qual o tipo e material das panelas utilizadas; 
  • Qual o tamanho do espaço disponível para colocar o fogão; 
  • Se recebe muitos convidados para eventos gastronômicos; 
  • Se usa o forno constantemente; 
  • Se há crianças na casa. 

 

Certamente após a análise desses aspectos ficará bem fácil escolher o tipo de fogão. Depois disso, o próximo passo será escolher a marca e o modelo que melhor irá satisfazer as necessidades do consumidor. 

  

Marca de Fogão Brastemp 

 

Marca de Fogão Brastemp

 

Criada em 1954 no estado de São Paulo, a Brastemp é uma das marcas mais reconhecidas e tradicionais do mercado de eletrodomésticos é a Brastemp. Durante muitos anos seus produtos estiveram no topo da lista de preferência, isso porque seus produtos sempre apresentaram durabilidade, confiança e extrema qualidade. A assistência técnica também sempre foi um ponto positivo da marca. 

Seu portfólio de fogões abrange desde fogões tradicionais até os modernos Cooktops. Até mesmo os fogões tradicionais mais simples possuem um preço um pouco mais elevado, devido a tradição, durabilidade e a qualidade da marca. 

A Brastemp possui uma linha de eletrodomésticos chamada Ative. Essa linha tem sido sucesso entre os consumidores devido a alta qualidade e recursos tecnológicos presentes nos produtos. Os fogões da linha Ative trazem diferenciais como queimador com dupla chama, isso acelera a cocção. Os modelos também trazem um timer para auxiliar na contagem do tempo de  preparo dos alimentos. Além disso, os modelos possuem um design moderno em aço inox de excelente durabilidade e qualidade. Esses fogões estão na lista dos melhores do mercado. 

  

Marca de Fogão Electrolux 

 

Marca de Fogão Electrolux

 

A Electrolux é uma multinacional de origem sueca, fundada em 1919. Chegou ao Brasil no ano de 1926.

A marca  está na lista das melhores fabricantes de eletrodomésticos, assim como a Brastemp. Seu design e qualidade são bem apreciados pelos consumidores. 

Além dos fogões tradicionais, a Electrolux oferece modelos de fogão de embutir e também Cooktops. Seus modelos vão de 4 a 6 bocas. 

Os preços estão dentro dos praticados no mercado, mas não chegam tão altos quanto o concorrente Brastemp. Mas sempre sem deixar a qualidade de lado. 

Alguns modelos mais intermediários possuem mesa de vidro temperado e porta Full Glass que permite melhor visão do forno. 

Ainda há modelos intermediários que apresentam dois fornos acoplados. Além da tecnologia auto deslizante que facilita a entrada e saída de travessas de dentro do forno. 

 

Marca de Fogão Atlas 

 

Marca de Fogão Atlas

 

A Atlas Eletrodomésticos foi fundada na década de 1950 , no estado do Paraná.

A marca Atlas possui uma maior fatia de mercado na região sul do país, principalmente porque sua fábrica se encontra nesta região. Mas dos últimos anos pra cá, a marca vem ganhando visibilidade por todo o país. 

Os consumidores reconhecem que os fogões da marca possuem um preço muito atrativo, mas pecam na qualidade e durabilidade do produto. Mas são boas opções ao que se refere um produto simples e com bom custo-benefício. 

Para aqueles consumidores que preferem pleitear suas escolhas seguindo pelo preço, os modelos da marca são excelentes escolhas. 

A marca oferece modelos com opções de 4 a 5 bocas, além de Cooktops. Há modelos com 5 bocas com preços acessíveis e que melhoram o desempenho na cozinha. Inclusive apresentam até queimadores de triplas chamas. 

Alguns apresentam mesa de vidro temperado reta, ou seja, não possui cantinhos acumuladores de gorduras e assim facilitam a limpeza do equipamento. 

 

Marca de Fogão Consul 

 

Marca de Fogão Consul

 

A Consul é uma empresa brasileira que existe desde 1950.  Atualmente, a Consul e a Brastemp pertencem ao mesmo grupo de empresas,Whirlpool Corporation, porém as marcas se mantiveram independentes. Por isso, a Consul também possui durabilidade, alta qualidade e uma boa reputação entre os consumidores. A marca oferece muitos modelos com variedade de preços, cores e funções. Com isso, o cliente possui uma oferta grande de produtos para sua escolha. Os modelos de fogões da marca seguem a média do mercado.  

Um diferencial da marca é o design que foi desenhado para facilitar a limpeza, visto que atualmente a rotina do dia a dia nos exige obrigações práticas. 

Além dos fogões tradicionais, a Consul também oferece vários modelos de Cooktops. A assistência técnica também é um grande ponto positivo. 

Há modelos com acabamento inox, mesa de vidro temperado, grades feitas de ferro fundido e muitas outras tecnologias. A maioria dos modelos apresenta a tecnologia limpa mais fácil no forno, o que facilita bastante a sua limpeza. 

 

Marca de Fogão Dako 

 

Marca de Fogão Dako

 

 Empresa brasileira criada em 1936. Hoje, a marca pertence à empresa Atlas Eletrodomésticos.

A marca Dako é especializada em fogões e fornos. Seu catálogo apresenta fogões de piso, de embutir, fornos e os moderníssimos Cooktops. Os fogões possuem de 4 a 5 bocas  

A marca tem buscado desenvolver produtos de qualidade. Com ótimos feedback por parte dos clientes. 

A diversidade dos produtos vai do mais simples a modelos intermediários, assim como seus preços. 

Os fogões Dako também oferecem muitas funcionalidades, como, acendimento automático, botões removíveis, timer digital, Grill e Turbo convecção. Esse último, possibilita que sejam preparadas duas receitas ao mesmo tempo e sem que haja interferência de aromas e sabores. 

A linha Supreme, por exemplo, oferece releituras de fogões mais antigos, porém com um toque de tecnologia e modernidade. Além de queimadores potentes, com durabilidade e segurança 

Os fogões Dako trazem, em cada modelo, de dois a quatro tipos de queimadores e cada um com uma potência diferente. A marca possui queimadores de 1kW a 3,3 kW. Cada potência tem a função de aquecer o alimento de uma forma diferente, por isso o ideal é que haja várias opções em um mesmo modelo.              

  

Marca de Fogão Itatiaia 

 

Marca de Fogão Itatiaia

 

Os fogões da empresa pertencem à famosa marca de móveis planejados.

A empresa nasceu em Minas Gerais, no ano de 1964. A Itatiaia é a maior fabricante de cozinhas do país.

A marca Itatiaia também é bastante reconhecida no mercado de fabricação de fogões. 

Os fogões apresentam Selo Procel de eficiência de energia – categoria A, além do Selo Conpet de economia no consumo de gás. 

Os fogões da marca apresentam alta qualidade e eficiência. Inclusive a marca é bem recebida pelos consumidores. 

Os fogões Itatiaia apresentam algumas funcionalidades que facilitam a vida corrida do dia a dia, como Forno autolimpante, timer digital e regulação da intensidade de calor. 

A marca oferece uma grande potência em seus produtos, mas sem comprometer o gasto eficiente e econômico de energia elétrica e de gás de cozinha. 

A marca oferece fogões de piso e de embutir com 4, 5 ou 6 bocas. Já os Cooktops podem ter 4 ou 5 bocas. 

Os fogões Itatiaia possuem pés mais latas para facilitar na hora da limpeza e evitar que o produto enferruje entrando em contato com a água. 

Os produtos Itatiaia possuem uma vida útil bem longa, evitando trocas constantes de equipamentos e peças. 

 

Sempre que for escolher um eletrodoméstico será importante alinhar as necessidades do comprador às características do produto. Por isso, antes de comprar um fogão é preciso que o consumidor saiba todas as suas necessidades, além de conhecer a sua disponibilidade monetária. Somente após todas essas informações, o consumidor será capaz de escolher qual marca e modelo lhe trará total satisfação. Pois de nada adianta contar com um modelo altamente tecnológico, se o cliente não utiliza o fogão regularmente.

Uma ótima pesquisa fará toda a diferença no processo de compra.

 

Register New Account
Reset Password